Cachoeiras Parque Nacional da Serra do Divisor
Acesso às cachoeiras são por barco e trilha na floresta, saindo da Pousada Pé da Serra. não tem acesso por carro.
Uma das mais belas a maiores cachoeiras do Parque fica mais distante de todas, mas vale todo o percurso. A Cachoeira Formosa possui três quedas d'água com 8m, 6m e 2m de altura cada. Localizadas a 405 metros de altura em relação ao nível do mar, é necessário percorrer 15 km de trilha, a partir da margem do Rio Moa, para chegar na Formosa. Sendo que os últimos 2km percorrem, boa parte, por dentro do Igarapé Anil.
Assim, a ida até a Formosa pode contemplar até dois passeios em um só: a trilha, a cachoeira. A trilha difícil passa por mata fechada e algumas ladeiras, mas não é um percurso difícil de se fazer.
Já o acampamento é oferecido como alternativa para não precisar fazer a ida e volta da trilha no mesmo dia, o que é mais cansativo. Além disso, permite uma experiência imersiva na cultura das comunidades que vivem nas regiões ribeirinhas e na mata.
Fluvial: 10 minutos da pousada para o início da trilha.
Duração: 10H minutos de caminhada trilha.
Distância: 30km
Idade: 18 a 65 anos.
Dificuldade técnica: PESADA 5
Desnível positivo: 83m
Desnível negativo: 32m
Elevação máxima: 318m
Elevação mínima: 265m
Trail Rank: 25/5
Tipo de Trilha: Mão única.
Mirante da Serra, onde está o topo mais alto do parque, com 609 metros de altura. É um dos pontos mais visitados, com uma trilha bem íngreme, de 1,2km. Apesar da distância relativamente curta, a trilha exige muito fôlego de quem resolve se aventurar por ela. A recompensa é uma bela vista de todo o Parque Nacional da Serra do Divisor.
Fluvial: 10 minutos da pousada para o início da trilha.
Duração: 50 minutos de caminhada trilha morro queimado
Distância: 1.2km
Idade: 12 a 65 anos
Dificuldade técnica: Moderada 2
De acordo com a lenda, quem deseja encontrar o seu amor verdadeiro, deve se banhar na cachoeira, pedindo de joelhos para encontrar a alma gêmea, local de bela natureza, podendo relaxar na gruta do Amor. Ela foi descoberta em 2010, seguindo a trilha do igarapé do amor.
Fluvial: 10 minutos da pousada para o início da trilha.
Duração: 30 minutos de caminhada.
Distância: 1km
Idade: 12 a 65 anos
Dificuldade técnica: Moderada 2
Segundo
relato dos visitantes, essa cachoeira é um ambiente de paz e harmonia.
Alguns inclusive, praticam meditação ouvindo o barulho das águas.
A cachoeira recebeu esse nome, devido ao vento fresco que sopra com a velocidade da água. Além disso, ela forma uma piscina natural onde banhistas se refrescam.
Fluvial: 10 minutos da pousada para o início da trilha.
Duração: 15 minutos de caminhada trilha.
Distância: 600mt
Idade: 12 a 65 anos
Dificuldade técnica: Moderada 2
O Buraco da Central foi aberto pela Petrobrás durante
os trabalhos de prospecção de petróleo na área da serra, em 1930. Medindo
aproximadamente 1 metro de diâmetro, jorra água sulfurosa e de temperatura um
pouco mais alta que a do rio Moa, no percurso existe ofurôs naturais para relaxar e contemplar a natureza. No encontro das águas sulfurosas com o rio,
uma nuvem de vapor sobe pelo ar, um espetáculo.
Fluvial: 20 minutos da pousada para o buraco Central.
Duração: Margens do Rio.
Idade: 12 a 75 anos
Dificuldade técnica: Leve 1
Descoberta recentemente, local de conexão energética
com a floresta Amazônica e seus encantos, comprovando que a Serra do Divisor
ainda tem muito a ser desbravada.
Fluvial: 15 minutos da pousada para o início da trilha.
Duração: 5 minutos de caminhada trilha.
Distância: 300mt
Idade: 12 a 65 anos
Dificuldade técnica: Leve 1
Rio Crôa
Crôa, um cantinho na floresta onde é possível ouvir os sons da Amazônia, respirar o mais puro ar e sentir a energia que só a floresta é capaz de proporcionar. No rio Croa, todas essas possibilidades são reais para aqueles que se permitem vivenciar uma experiência única. Uma verdadeira conexão com o paraíso no coração da floresta acreana.
Terrestre: 22km estrada de asfalto saindo de Cruzeiro do Sul.
Duração: 45 minutos.
Fluvial: 10 minutos do porto do rio Crôa para o restaurante.
Duração: 4h passeio e almoço.
Idade: 12 a 75 anos
Dificuldade técnica: Leve 1
É durante o verão amazônico, período em que as chuvas ficam mais escassas na região, que um espetáculo natural invade o rio Croa, literalmente. Com o baixo nível e a correnteza fraca, uma planta aquática chamada pasta preenche longos trechos do manancial, formando uma espécie de tapete verde sobre as águas. O fenômeno é um dos atrativos do local e rendem registros fotográficos de encher os olhos.
Passeio Fluvial: 2 horas
Suas águas escuras e calmas, o verde intenso da vegetação, imponentes árvores centenárias e fauna em abundância são características que fazem do Croa um local paradisíaco e que chama atenção de expedicionários do mundo inteiro atraídos por sua beleza fascinante.
Fluvial: 10 minutos
Trilha: 1 hora.
Dificuldade Técnica: Leve 1
City Tour Cruzeiro do Sul.
Duração Passeio: 4 horas
Transporte: Carro ou Van
Guia: Local
Quer comprar artesanatos lindos de Cruzeiro do Sul pra sua casa ou para amigos e familiares? Na Casa do Artesão você encontrará peças de palha, madeira, miçangas, entre outros, todas vindas de 42 artesãos de diversas aldeias indígenas e comunidades locais.
No Mercado de Produtos Regionais você conhece a cultura local com sabores e cores da Amazônia, você encontrará várias delícias gastronômicas como a famosa farinha de mandioca e seus derivados – biju, goma para tapioca, biscoito de goma -, aproveite também para levar algumas ervas e óleos da floresta e vassouras artesanais.
Construída em 1965 a Catedral Nossa Sra da Glória foi edificada com mais 1 milhão de tijolos maciços vindos da Alemanha. Sua arquitetura tem inspiração alemã, podemos ver isso especialmente pelo teto.
Aqui vai uma curiosidade: o teto da catedral foi construído primeiro do que toda a estrutura. Depois que o edifício estava pronto foi necessário subir o teto com macacos hidráulicos.
Já viu um cais sem rio? Essa é a história do Cais do Porto, patrimônio histórico de Cruzeiro do Sul. Este cais de estilo colonial inglês, construído em 1912, tem uma dupla importância para a cidade.
A Casa dos Ruelas é um grande marco histórico de Cruzeiro do Sul, uma das primeiras construções da cidade, feita em 1940. Seu primeiro dono foi um português chamado Joaquim Maria Ruela, um dos principais e mais ricos seringueiros da região.
Cruzeiro do Sul é cercada por construções e monumentos que simbolizam a história do seu povo. Origem: O seu nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul". Pontos turísticos: Além das suas maravilhosas paisagens ao ar livre, e de suas construções glamurosas
Hospedagem
Hotel Plínio, está localizado a 5 minutos a pé do centro da cidade de Cruzeiro do Sul.
Para uma estadia agradável em Cruzeiro do Sul, hotel oferece 49 quartos de hóspedes completos com frigobar, sofá e secretária. O Plinio Hotel oferece casas de banho equipadas com casa de banho à parte e chuveiros.
02 Hospedagem com café da manhã Ida e volta.
Pousada do Miro, no pé da Serra do Divisor encontra-se uma base de apoio para expedição com pousadas aconchegante e charmosas proporciona aos visitantes hospedagens.
Refeições é um belo café da manhã regional, tudo muito simples conforme a tradição ribeirinha, os moradores em torno da Serra do Divisor são simpático e hospitaleiro.
04 Hospedagem com 3 refeições diária.
Cachoeira FORMOSA tem como opção de acampar no percurso, desfrutar mais as belezas naturais da trilha e da cachoeira.
Montamos acampamento no meio da floresta as margens de um riacho e cozinhamos nossa própria alimentação, uma aventura no coração da Amazônia.
Duração acampamento: 12 Horas (18h às 06h).